Criar uma Loja Virtual Grátis
Método Suzuki
Método Suzuki

Baixe os Volumes:
 

Também conhecido como o método da educação do talento, o Método Suzuki é fundamentado no sistema de aprendizagem da fala, e desenvolvido pelo pedagogo japonês Dr. Shinichi Suzuki (1898/1998) para o ensino musical especialmente programado para crianças a partir da mais tenra idade, cuja eficácia tem sido comprovada em todo o mundo. O método visa principalmente colaborar para o crescimento das crianças e jovens através da prática musical num ambiente positivo e estimulante. Todo esse processo didático-pedagógico pela música leva ao caminho da formação da cidadania dos jovens participantes, uma vez que educa, desenvolve habilidades especiais e talento, além de colaborar para a profissionalização.
 
Shinichi Suzuki nasceu na cidade de Nagoya em 17 de Outubro de 1898 e faleceu em Matsumoto em 26 de Janeiro de 1998. Suzuki tinha dezoito anos quando foi estudar violino com o famoso Professor Karl Klingler na Alemanha.Suzuki enfrentava uma grande dificuldade em falar a língua alemã. Ele ficou fascinado ao observar a facilidade com que as crianças alemãs de dois e três anos falavam aquela língua que para ele parecia impossível aprender. Foi então que baseado nessas observações de que qualquer criança, em qualquer lugar do mundo aprende a falar sua língua materna, por mais complexa que essa possa parecer que ele se perguntou: “Se todas as crianças podem entender e falar a língua materna, porque não podem elas desenvolver outras habilidades para artes mais elevadas como a Música, por exemplo”? O que significava aquela fluência de linguagem, ou seja, aquela habilidade de falar, emitir os sons necessários nos contextos certos, sem conhecer o emprego de tão complicada gramática? Qual seria essa habilidade? Poderia ela ser adquirida ou era inata?
 
Seria realmente verdade que talento para coisas como Música, Literatura, Esporte, ou qualquer das outras Artes fosse inata? Até aquela época ele acreditava como qualquer pessoa, que talento era algo mais, com o qual algumas pessoas privilegiadas era presenteadas ao nascer. Desde aqueles dias começou a estudar este problema e a verificar praticamente o processo de transmissão da língua materna, observando o seguinte:
 
1. As condições do meio ambiente e suas influências sobre um recém-nascido e como ele se acostuma aos sons da língua falada pela mãe;
 
2. Como uma criança aprende a emitir seu primeiro som através de pacientes repetições;
 
3. O progresso natural desenvolvido simplesmente pela prática diária, paciente, sem precipitação e principalmente envolta de muito amor e carinho;
 
4. A atitude diária dos pais até que o bebê começa realmente a falar;
 
5. A super naturalidade com que os pais despertam o entusiasmo na criança e a felicidade demonstrada por ela ao descobrir sua nova habilidade.
 
Concluindo finalmente, o método natural de ensinar uma criança a linguagem materna é indiscutivelmente um maravilhoso processo educacional, impulsionado pelo entusiasmo de uma prática, embora repetitiva, que se prolonga da manhã até a noite, e através do quais muitas outras habilidades são também desenvolvidas.
Se todo ser humano nasce com grandes potencialidades e cada indivíduo traz consigo a capacidade de se desenvolver até um nível bastante elevado, e nós reconhecemos o extraordinário pode de uma criança em absorver tudo à sua volta e somar ao seu próprio conhecimento, por conseguinte manifestando o poder original da mente humana, não seria provável que este método de transmissão da língua materna guardasse a verdadeira “chave” do desenvolvimento humano?